Educação tem papel de relevância absoluta no governo Anastasia

“A educação tem relevância absoluta, juntamente com a questão do desenvolvimento social, porque é o passaporte que precisamos para gerar empregos de qualidade em um segundo momento. Quero ser conhecido como o governador dos empregos, porque o emprego está na raiz de todas as soluções”, afirmou o governador.
Durante a sabatina, promovida pela Revista Ragga e jornal Estado de Minas, Antonio Anastasia respondeu às perguntas de uma plateia composta por 70 jovens, entre 17 e 18 anos, alunos da Escola Estadual Presidente Antônio Carlos e do Colégio Marista Dom Silvério. Todos eles votarão pela primeira vez nas eleições do dia 3 de outubro. Após fazer uma apresentação, o governador respondeu às perguntas formuladas pelos alunos presentes e também por jovens internautas que acompanharam a sabatina ao vivo pelo site do jornal Estado de Minas.
Antes de responder às perguntas dos alunos, Antonio Anastasia recomendou que eles avaliassem bem as propostas dos candidatos, pois são os jovens quem construirão o futuro de Minas Gerais.
“Avaliem bem as propostas dos candidatos. Vocês terão muito tempo para conhecer as propostas, quais são os princípios, valores e, especialmente, quais são as ideias que têm amparo na realidade, aquelas que são possíveis de serem realizadas”, afirmou Antonio Anastasia.
Poupança Jovem
Durante o encontro, o governador também apresentou aos jovens estudantes alguns programas desenvolvidos nos governos Aécio Neves/Antonio Anastasia. Ele lembrou que depois de Minas Gerais ter sido o primeiro Estado a ampliar de oito para nove anos a duração do ensino fundamental, o Estado adotou uma nova política para evitar a evasão escolar. Em 2006, foi criado o Poupança Jovem que oferece bolsa de R$ 3 mil para estudantes que concluírem o ensino médio. A eficácia da iniciativa inovadora pode ser medida pelo seu impacto na redução da evasão do ensino médio: a taxa de permanência dos alunos no Poupança Jovem cresceu de 86,4%, em 2007, para 97,4%, em 2009. Para os próximos quatro anos, Antonio Anastasia vai dobrar o número de alunos atendidos dos atuais 50 mil para 100 mil.
“Temos que continuar semeando para que nossa educação frutifique, já que é na Educação que Minas tem o diferencial fundamental para atrair empregos. Este programa conseguiu reduzir a evasão escolar e é um sucesso. Quero aumentar de 50 mil jovens para 100 mil no próximo mandato”, afirmou Antonio Anastasia.
Ensino Profissionalizante
O governador apresentou também os resultados do Programa de Ensino Profissionalizante (PEP), que oferece vagas em instituições privadas ou ligadas ao Sistema S (Senac e Senai) para que os alunos do ensino médio possam aprender uma profissão. O PEP já está presente em 380 municípios mineiros, oferecendo 60 diferentes cursos. Para os próximos quatro anos, Antonio Anastasia pretende ampliar o número de vagas de 137 mil para 400 mil.
“Este programa quer oferecer aos alunos da rede pública do Estado o aprendizado e, ao mesmo tempo, uma profissão. Já atendemos, em quatro anos, 137 mil jovens e eu vou aumentar para 400 mil no próximo mandato. Nesses cursos com duração de um, dois anos, o jovem também sai ali com sua formação”, afirmou Antonio Anastasia.
Alunos elogiam desempenho de Anastasia
A avaliação dos estudantes que participaram da sabatina é de que Antonio Anastasia é o candidato mais bem preparado para conduzir o Governo de Minas nos próximos quatro anos.
“Ele foi muito objetivo nas respostas. Ele tem definido o que ele quer fazer. Pelo fato de o governador ter experiência de professor, ele sabe o que um aluno passa, o que é um aluno na escola pública. Ele vai saber fazer, vai saber governar porque as propostas dele favorecem à juventude”, afirmou Andreia de Lima, que cursa o 3º ano da Escola Estadual Presidente Antônio Carlos.
Já o aluno Diogo Dantês, do Colégio Marista Dom Silvério, ressaltou a capacidade administrativa de Anastasia. “O governador é um excelente gestor. Ele preocupa com a gestão publica, com o gasto público. Minas merece continuar com a gestão de qualidade, uma gestão de transparência. Merece ter esse projeto de desenvolver o Estado todo, desenvolver por inteiro, não fazer um desenvolvimento concentrado”, afirmou.
Veja mais fotos de Anastasia na Sabatina Ragga
Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais"- 13/09/2010 - Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário