A verdade sobre o metrô de Belo Horizonte
O ex-governador Aécio Neves, durante o período em que esteve à frente do Governo de Minas, apresentou ao governo federal, em várias ocasiões, propostas de transferência para o Estado da administração do metrô. O objetivo era justamente realizar as obras de expansão necessárias aos moradores de Belo Horizonte. Não houve resposta por parte do governo federal.
O metrô de BH opera hoje com 150 mil passageiros por dia e registra um déficit de R$ 36 milhões por ano. Há exatos 10 anos não recebe qualquer investimento por parte da União para construção de novas linhas, embora essa tenha sido uma promessa feita publicamente nas campanhas presidenciais de 2002 e 2006.
O Governo de Minas, juntamente com as bancadas de Minas no Congresso, têm feito ao longo desses anos reiterados esforços para a liberação dos recursos federais necessários para construção das novas linhas.
Ano passado, o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte propuseram ao governo federal a transferência do metrô para o Estado com o objetivo de realizar uma Parceria Público-Privada (PPP) para execução das obras de expansão. Novamente, o governo federal não respondeu à proposta para solucionar o problema do metrô da capital.
Belo Horizonte, 26 de setembro de 2010.
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